Notícia do Site da Prefeitura de Matinhos sobre o Concurso de Fotografia

21/07/2009 Concurso premia os melhores da fotografia em Matinhos

Mais de 50 imagens e um objetivo: escolher as melhores fotografias inscritas no Concurso de Fotografia de Matinhos, realizado durante o mês de julho com apoio da Prefeitura Municipal. Os vencedores nas categorias câmera digital e celular foram premiados durante a 3° Festa da Sororoca, realizada em Matinhos entre os dias 17 e 19 de julho. As melhores imagens serão selecionadas e vão ganhar exposições itinerantes pelo município já a partir da próxima semana.

Samantha Jepp ficou em primeiro lugar na categoria digital com a foto “Sombreiro ao entardecer” e foi premiada com um MP3 Player. Davi Barbosa foi o segundo com “Praia Brava” e ganhou um ensaio fotográfico. A terceira colocação ficou com Ismael Rogeski, com a fotografia “Flamboyant”. Como premiação, ganhou um curso de fotografia básico. Na categoria Celular, os vencedores foram Melvim de Oliveira, com “Espelho Mágico”, Hyorrana Gonçalves, com “Snooker”, e Raquel Santos, com “Caiobá Pedras”. A premiação foi a mesma da categoria digital.

Para o organizador do concurso, Luiz Eduardo Geara, a participação e o resultado do concurso foram satisfatórios. Pessoas de áreas e idades diferentes se inscreveram. Para a maioria, Matinhos serviu de inspiração. “Apesar do tema livre, a cidade foi o foco de 90% dos trabalhos inscritos. Pode-se dizer que é a beleza de Matinhos que produz tantos entusiastas pela fotografia”, avalia Geara.

Seis jurados ligados ao mundo da fotografia elegeram as imagens vencedoras. “As escolhas seguiram um padrão regular, baseadas nos parâmetros de criatividade, estética e qualidade artística”, explica o organizador. Para Geara, o nível geral dos inscritos também foi alto. “A comissão julgadora identificou um alto nível de sensibilidade estética nas fotografias inscritas, ou seja, tivemos belas fotos, independente da técnica ou dos recursos dos equipamentos fotográficos utilizados”, diz.

Com o resultado, um novo concurso está sendo preparado para breve. A intenção é que os próprios moradores de Matinhos contribuam para recuperação, manutenção e restauração dos registros fotográficos do município. “Os concursos procuram incentivar a fotografia como elemento de desenvolvimento cultural e de transformação social na medida em que promove o exercício de olhar para a nossa região. Este olhar não é focado apenas na beleza estonteante de Matinhos e na história de sua evolução, mas também na crítica comportamental em busca de soluções para as questões quanto ao nosso relacionamento com o meio ambiente e com o outro”, completa Geara.

Advertisements
This entry was posted in Body. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s