Diferentes tipos de Imagens de Stock para uso Comercial e Editorial

foto: L.E. Geara

Imagens de stock são divididas em duas categorias principais, Direito Controlado (DC) ou Rights Managed  (RM) em Inglês e Royalty-Free (RF).

Royalty-Free (RF)
Para imagens Royalty-Free você tem  “quase”  que uso ilimitado. Você pode usar a imagem virtualmente em quase todas as aplicações/usos/mídias, durante o tempo que precisar, em quanto projetos quiser desde que esteja de acordo com os termos da licença de uso de imagens fornecida pelo do banco de imagens de onde esta licenciando a imagem em questão. Quando digo “quase” acima, é que tem exceções como por exemplo, usar a imagem para fins difamatórios, pornográficos, vinculados a campanhas de cigarros, etc … tudo isto é vedado/proibido e na licença de uso da imagem que nada mais é do que um documento, tipo contrato que rege as regras do licenciamento da imagem na modalidade royalty-free, com certeza diz tudo isto! A imagem fica a sua disposição para o uso, a partir do instante em que comprar a licença de uso da mesma. Após pagar o valor do licenciamento da imagem, nenhum royalty adicional será devido por você.

Direito Controlado (DC)
As imagens de direito controlado, o seu direito de usar a imagem é tipicamente restrito, com limitações do tipo, duração de uso, região geográfica de uso, indústria, mídias, etc … de acordo com o seu acordo de licenciamento.

Em outras palavras, a licença é dada para estas variáveis acima e o seu preço final dependerá tbém das mesmas, por isto diga exatamente por quanto tempo, em que lugar, quais usos ou mídias , em qual indústria pretende fazer uso da imagem para que adquira a licença de acordo com suas necessidades para que então fique protegido e despreocupado evitando assim possíveis usos indevidos de sua parte.

Posso usar imagens Royalty-Free de graça?

Não.  Royalty-Free significa que quando a licença é paga, as imagens podem ser usadas por quantas vezes quiser, por tempo indeterminado, sem que tenha que pagar taxas adicionais, mas a licença inicial é necessária para que proteja a você e aos seus clientes. Quando você licencia uma imagem royalty-free,  você pode usar em “quase” todas as aplicações, por quanto tempo quiser,  de acordo com o termo de licenciamento de imagem (embora para alguns usos é necessária uma licença adicional). O custo é sempre dado de acordo com o tamanho do arquivo/foto.

Postado por Gianfranco Coppola em Licenciamento de Imagens http://licenciamentodeimagens.com/licenciamento-de-imagens/licenciamento-de-imagens-tudo-voce-precisa-saber-parte-1-153.html

This entry was posted in Body. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s