Um movimento literário e filosófico, associado com Ralph Waldo Emerson e Margaret Fuller, afirmando a existência de uma realidade espiritual ideal que transcende a empírica e científica é cognoscível através da intuição; com raízes na filosofia transcendental de Immanuel Kant.
Representado pelos ensaístas Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau, é uma filosofia idealista que, em geral enfatiza o espiritual sobre o material no século XVIII, esse movimento contra o racionalismo estava intimamente ligado ao movimento romântico valorizando mais a natureza ao invés da estrutura religiosa. Os transcendentalistas eram panteístas, crendo que Deus está presente em tudo na natureza. Eles acreditavam que se podia ter contato direto com Deus, comunhão com a natureza, uma vez que eles acreditavam que as árvores são Deus, a água é Deus, o chão é Deus.
Rejeitaram a religião organizada, e para eles, a razão humana era incompatível com a religião. Eles colocaram sentimentos e emoções acima de raciocínio, acreditando que Deus comunicou tudo o que precisava saber diretamente a eles, semelhante ao gnosticismo.
via:
https://literaturanorteamericana2012fe.wordpress.com/2012/11/19/transcendentalismo-por-lucivania/
.
.